terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sir Ken Robinson: Façamos a revolução da aprendizagem!


Na sequência da sua já lendária palestra de 2006, Sir Ken Robinson demonstra-nos de uma forma divertida e pertinente como é necessário fazer uma mudança radical -- de uma escola estandardizada para uma aprendizagem personalizada -- e assim criar condições para que as aptidões naturais das crianças possam desabrochar livremente.




Considero particularmente interessante o modo como o orador termina a conferência:
"Nesta sala estão pessoas que representam recursos extraordinários nas áreas do negócio, da multimédia, da internet. Estas tecnologias, combinadas com o talento extraordinário dos professores, oferecem uma oportunidade para revolucionar a educação. Peço-vos que se envolvam porque é vital, não só para nós, mas para o futuro dos nossos filhos. Temos de mudar de um modelo industrial para um modelo agrícola, em que todas as escolas possam florescer amanhã. É aí que as crianças experienciam a vida. Ou em casa, se é assim que escolhem ser educadas pelas famílias ou amigos.
Temos falado muito em sonhos durante estes dias. [...] Queria ler-vos um pequeníssimo poema de W. B. Yeats, alguém que certamente conhecem. Escreveu isto para o seu amor, Maud Gonne, lamentando o facto de não lhe poder dar o que pensava que ela queria dele. [...] Eis o que diz Yeats: Tivesse eu os tecidos bordados dos céus, Lavrados com o ouro e a prata da luz, Os tecidos azuis e turvos e de breu da noite e da luz e da meia luz, Estenderia esses tecidos a teus pés; Mas eu, que sou pobre, apenas tenho sonhos; São os meus sonhos que estendi a teus pés; Sê suave ao pisar que pisas os meus sonhos.
E todos os dias, em todos os lugares, as nossas crianças estendem os sonhos aos nossos pés. Sejamos suaves ao pisar."
Fonte: TED Talks: TED2010, filmed Feb 2010; posted May 2010

0 comentários: